sábado, julho 11, 2009

Há uns anos fiz um projecto de investigação sobre a utilização do Excel como facilitador de aprendizagens matemáticas. Uma antiga professora minha criticou-me dizendo: - O Excel é demasiado estéril para crianças de 7 anos!

Regressei 10 anos depois e todas as crianças de 7 anos têm um computador portátil com o Excel!!!!!

Trabalhei em tempos com uma criança que sofria de dispráxia. Tinha uma caligrafia assustadora. A mãe mostrava-se preocupada com este facto da vida do seu filho. Este menino não tinha o menor problema em carregar em teclas de computador. Um dia disse à mãe que a caligrafia era um aspecto importante da vida do seu filho mas que no futuro todos os meninos teriam um computador portátil e que a caligrafia deixaria progressivamente de ser relevante.

13 anos depois o Magalhães é omnipresente em todas as casas onde há uma criança dos 6 aos 10 anos. E este aluno troca emails comigo regularmente.


Outro aspecto interessante é que é verdadeiramente democrático. Não houve qualquer forma de descriminação na sua distribuição. As crianças do ensino privado e público foram abrangidas. Os meninos e meninas abrangidos pelo decreto lei 3/ 2008 também. As crianças com 5,6,7,8,.... irmãos e os meninos sem irmãos idem. As famílias com rendimentos per-capita baixos e altos ...

E hoje descobri outro aspecto positivo. Vejam lá a caixa de comentários deste post!

Sem comentários: